terça-feira, 27 de março de 2018

Peixe não é só comida!




Durante nossa estada no Brasil, visitamos uma bela piscicultura produzindo milhares de peixes coloridos, destinados a enfeitar as casas das pessoas... Em belos aquários onde podem ser contemplados pela família, e trazer a paz de espírito.

Massoxi, Pessoa, Manuel José.... logo conquistou o fazendeiro de peixes brasileiro

O Engenheiro de Pesca, Mario Porto, nos recebeu e nos mostrou todas as etapas e recintos desde o laboratório onde guarda equipamentos e produtos destinados ao controle de enfermidades dos peixes a produtos como a hipófise necessária para induzir a maturação gonadal de peixes que fazem a desova uma vez por ano. 

Mario e sua filha Paula, parceira importante no projecto, evitam gastar sem necessidade. Assim, como dizem que a necessidade é a mãe da invenção - Mario 'inventou' uma maneira de usar bidons de metal usados para transformar em incubadeiras de ovos de peixes! Belo exemplo, já que por aqui, ele não recebe apoio financeiro do estado, e financiamento em banco é caro...! O resultado é prático e já estão em serviço diversas incubadoras por ele construídas com sucata há anos, gerando milhares  de alevinos que vendidos por todo Brasil, pagam a conta de seus 35 funcionários!

  A estufa abaixo, serve para manter a temperatura da água, pois é recoberta de plástico. Além de manter a temperatura, ela evita predadores como principalmente os pássaros, morcegos e mesmo, com uma boa porta e cadeado, um dos piores predadores que se conhece! Anda em duas pernas e se chama... O Homem!

 Abaixo, vemos os colegas Massoxi e o Eng. Canga, observando mais uma característica técnica da fazenda de peixes. Um canal de abastecimento de água, feito em betão munido de uma placa de metal livre afixada num carrinho que percorre um trecho do canal. Com as medidas de área do perfil do canal, e a distância percorrida x a velocidade da placa, calcula-se o volume ou caudal. Assim, Mário já sabe que hoje usa 65 m3 por minuto para abastecer os 6 hectares de 'lâmina d'água' ou seja, os grandes tanques em terra ou betão ou plástico que precisa para produzir seus peixes. Isso é determinante para calcular a biomassa em kg de peixes, pois, sabe-se que para o conforto do peixe, o mesmo necessita de 5 mg/L para poder respirar e cumprir suas funções fisiológicas.

 Os colegas João e Massoxi,  se animaram e ajudaram os piscicultores  a transportarem matrizes recolhidas em um viveiro de terra. Logo depois, caiu uma chuva tropical torrencial!

Os peixes mais produzidos nesta fazenda são as carpas coloridas, niskigoye e o 'japonês' para aquários e pequenos lagos domésticos. Mário também produz uma variedade de peixes africanos muito valorizados no aquarismo. Há mesmo algumas gaiolas contendo tilapia do Nilo para consumo! O mais importante é que esta fazenda, produzindo o que produz, é a base de  bem estar de uma comunidade que consegue ter os meios financeiros para o sustento de suas famílias.





Um comentário: